Jaqueline Mourão é bronze nos jogos Pan-Americanos 2019

Brasileira fecha sua participação nos jogos de Lima, no Peru, com terceiro lugar e excelente desempenho

A história da incrível carreira da brasileira Jaqueline Mourão ganhou neste fim de semana mais um capítulo especial. No domingo, dia 28 de julho, a atleta de 43 anos conquistou a medalha de bronze no Cross-Country Olímpico dos jogos Pan-Americanos 2019, competição que está sendo realizada em Lima, no Peru.


Durante a prova, Jaque andou o tempo todo entre as ponteiras e travou uma bela batalha com a colombiana Laura Valentina. Na quarta de seis voltas, a brasileira da Sense Factory Racing atacou para despachar sua adversária e seguir em ritmo acelerado na tentativa de buscar a segunda colocada, a argentina Sofia Gomez Villafane. Em primeiro seguia Daniela Campuzano, do México.

No fim, a fortíssima Campuzano fechou a prova com o tempo de 1:30:45, com Sofia Gomez terminando em segundo com 1:31:06. Jaque precisou de apenas seis segundos a mais para completar, ficando com 1:31:12 - no papel, ela foi apenas 26 segundos mais lenta do que a vencedora, comprovando assim sua excelente forma física.  


“Sempre gostei muito de desafio. Sou apaixonada pelo meu país e tenho o maior orgulho de representar o Brasil. Esses 10 anos que dediquei ao esporte na neve, queria provar que um Brasil sem neve pode ser competitivo”, comentou Jaqueline em entrevista ao SporTV depois da prova. 


Um pouco mais sobre Jaqueline Mourão
Até cerca de dois anos atrás, Jaqueline Mourão era conhecida pelos mais aficionados pelo mountain biking como um dos principais nomes do passado do esporte. Em 2004 em Atenas, Jaque tornou-se a primeira mountain biker do Brasil a representar o país em jogos olímpicos. No feminino e no masculino, até hoje seu décimo oitavo lugar é o melhor resultado obtido por um brasileiro em olimpíadas.


Dentre outras conquistas, ela foi oitava colocada no Campeonato Mundial de Maratona em 2003 e campeã na Copa do Mundo de Maratona em 2005, outro resultado nunca igualado. Em 2008, a atleta fez sua última participação no MTB nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, e passou a se dedicar ao esqui. 

Ela representou o Brasil no esqui cross-country e no biathlon nos jogos olímpicos de inverno entre 2006 e 2018, quebrando diversas barreiras para o esporte nacional. Depois dessa “pausa”, a mineira resolveu voltar ao MTB em 2018, conquistando logo de cara o Campeonato Brasileiro de MTB XCO.

“Acredito que esses 10 anos modelaram meu corpo e meu mental, eu era muito eufórica. Hoje sou mais focada, mais madura. Mas a vontade de representar o meu país e fazer história sempre foi o que me moveu. Eu gosto de quebrar tabus”, complementou a brasileira. 

Nos próximos 30 dias, Jaqueline terá muitos desafios no Brasil e no exterior. Dentre eles  teremos as etapas da Copa do Mundo de MTB XCO em Val di Sole, Itália, no dia 4 de agosto e em Lenzerheide, na Suíça, no dia 11 do mesmo mês. Logo em seguida, ela volta para o Brasil para disputar o título da Copa Internacional de MTB em Congonhas (MG), nos dias 17 e 18 de agosto. 


Depois disso, Jaqueline disputa o Campeonato Mundial de MTB, que acontece em Mont-Sainte-Anne, Canadá, de 28 de agosto a 1º de setembro. O maior objetivo da atleta a longo prazo é conquistar a vaga para as Olimpíadas de Tóquio em 2020 - atualmente, ela lidera o ranking olímpico e é a brasileira mais bem cotada para participar.

A Equipe Sense Factory Racing 2019 conta com patrocínios da Sense Bike, LM Bike, Sentec, ASW Racing, Shimano, Fox Ride, Schwalbe, Pro, Lezyne, PowerPod, Fizik, Exceed e do site www.pedal.com.br.

Acompanhe a Equipe Sense Factory Racing nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jaqueline Mourão é nova contratação da Sense Factory Racing

Equipe LM / SHIMANO conquista vitória na 2ª etapa da Copa Inconfidentes de MTB

Conheça mais detalhes das bikes da Sense Factory Racing